USP realiza encontro sobre João Antônio Ferreira Filho

Do Jornal da USP (26/4 a 2/5, pág.13)

Será realizado na Casa de Cultura Japonesa, em 11 e 12 de maio, o 4º encontro sobre o escritor João Antônio Ferreira Filho (1937-1996), paulistano famoso pela representação do submundo brasileiro.

O evento será realizado pelo Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (Celp), da USP, curso de pós-graduação em Letras e Acervo João Antônio (Unesp/Assis). A organização é das professoras Tânia Celestino de Macêdo e Vilma Lia Martin, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

João Antônio é principalmente conhecido por sua obra de estreia, Malagueta, Perus e Bacanaço (1963). O escritor dedicou-se ao conto, mas também deixou uma produção representativa de ensaios e crônicas. Os críticos destacam em sua escrita a harmonia vívida entre a gíria e a sintaxe apurada.

Ele atuou também como jornalista na revista Realidade e em jornais como Pasquim, Movimento e Opinião, e também em veículos da grande imprensa como Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil e Tribuna da Imprensa.

Sua literatura depreende entre as ruas “o pingente social”- termo frequentemente destacado pelo escritor em entrevistas – trazendo para o universo da literatura aquilo que a classe média e a elite costumam não perceber ou simplesmente ignoram, vidas paralelas imiscuídas na miséria diuturna de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

São também obras o autor: Mariazinha Tiro a Esmo (1975); Leão-de-Chácara (1975); e Abraçado ao Meu Rancor (1986).

Mais informações: encontrojoaoantonio@yahoo.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s