As últimas palavras de Saramago

José Saramago

No texto do blog Outros Cadernos, publicado pela Fundação José Saramago, o escritor reclama da carência de filosofia nos dias atuais. “Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, não vamos a parte nenhuma”.

Essa reivindicação se contrapõe ao ritmo frenético com que a informação é produzida e circula nos dias de hoje, tempo de transtorno de hiperatividade e de síndrome de atenção, já que há tanto conteúdo e pouco tempo para dedicar a cada coisa, seja um pensamento, um texto, mera mercadoria ou até uma pessoa.

Saramago deixa assim a existência como que destoando, navegando contra a corrente, voltando-se para o lugar solitário do escritor enquanto está criando. A consolidação de um texto literário é mais que um ato solitário, é um ato de coragem do escritor no sentido de lidar com seus próprios fantasmas e demônios e transformar isso em algo que expresse a emoção e aspereza do tempo.

Impossível neste momento não lembrar do oprimido Sr. José, personagem central do romance Todos os Nomes, de 1995, em sua busca solitária por um amor inexistente, mas que em sua realidade é capaz de conduzir cada um de seus passos. Ou então do simbolismo de Ensaio Sobre a Cegueira (1995), também um manifesto sobre as doenças de nosso tempo, principalmente essa incapacidade de enxergar o outro.

A morte, uma caveira com uma capa escura e uma gadanha, como ele a descreve em Intermitências da Morte (2005), inspirado nas clássicas imagens dos quadrinhos, lamentavelmente veio buscar o escritor que, sem dúvida, estaria a falar da própria morte, se pudesse, com a mais refinada das ironias.

Para ver o blog de Saramago: http://caderno.josesaramago.org/

Anúncios

Um pensamento sobre “As últimas palavras de Saramago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s