Contra a ética na política

Somos uns caras de pau, cínicos juramentados.

No país do jeitinho, todo mundo se diz indignado com a roubalheira – dos outros. Em especial com aquela praticada por políticos. Ninguém olha para o próprio rabo. Nosso pecado é sempre venial; o dos outros, capital. O que acaba nos dando o “direito” de transgredir. Afinal, se todo mundo faz coisa pior…

Somos tão cínicos que chegamos, anos atrás, a crucificar Gérson porque, numa propaganda de cigarros ordinários (Vila Rica, se a memória não me trai), ele dizia que o brasileiro gosta de levar vantagem em tudo. Como se fosse mentira. Se não levamos vantagem em tudo é porque há outros bem mais espertos que nós. Nosso sonho nada secreto é ser mais malandro que o vizinho. Um país de vivos, engolido pelos mais vivos. A malandragem é um ramo como outro qualquer: não tolera amadorismo.

Por aqui, achamos normal subornar o guarda; fazer um “gato” para ter acesso aos canais pagos, sonegar impostos, porque, afinal, o governo nada faz, além de roubar; dar caixinha para o garçom da festa de aniversário, a fim de comer mais croquetes e tomar mais cerveja que os outros convidados; fingir que o valor do troco extra – e indevido – que nos dão na padaria está certinho da silva; colocar no bolso, “sem querer”, o isqueiro importado do colega de bar – ou de copo, de sina e de cruz, como diria Chico Buarque.

Todas as categorias profissionais têm seus códigos de ética. E daí? Qual sua serventia? A ética do jornalista, por exemplo, difere em quê da ética do advogado? Uns têm mais direitos que os outros? O que um político não pode fazer e eu posso? Por que ética na política? Fora dela não precisa?

A regra é simples e já nos foi dada há séculos: é não fazer ao outro o que não queremos que o outro nos faça.

 

orlando3Orlando Silveira

orlandosilveira@uol.com.br

Anúncios

Um pensamento sobre “Contra a ética na política

  1. Infelizmente hoje em dia ser honesto é sinônimo de ser trouxa. Os valores estão invertidos.
    Ainda bem que fui criada dentro de valores diferentes e com educação alemã por parte de pai, e portuguêsa por parte de mãe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s