Carona solidária: estou fora dessa

Dia desses, ouvi no rádio, uma “especialista” defendendo a carona solidária. Segundo ela, a moda não pega por aqui por razões “culturais”. De vez em quando, a cantilena ressurge. Mesmo que quisesse, teria muitas dificuldades para oferecer transporte aos meus queridos vizinhos. E por várias razões:

PRIMEIRA RAZÃO – Meu automóvel está longe de atrair atenções, ser um objeto de desejo. Melhor dizendo: atenções ele atrai muitas, mas, infelizmente, pelos piores motivos. É o mais chinfrim do condomínio. Não raro, só pega no tranco, quando pega.

SEGUNDA RAZÃO – Não sou mais (já fui, modéstia a parte) um ás no volante. Os reflexos não acompanham os fatos. A visão e a audição também. Sabem como é? A turma fica de olho, comenta, ri pelas costas. Para manobrar na garagem, não dispenso o auxílio dos familiares. O sensor de ré não me serve para quase nada. Quando ouço o apito, a batida já foi dada. É uma lástima que nossos arquitetos e engenheiros não sigam a escola de Lina Bo Bardi. Vãos são como homens: têm que ser livres. Para que tantas pilastras?

TERCEIRA RAZÃO – Como vou saber para aonde (e a que horas) vão meus queridos vizinhos, se a maioria não me diz ao menos “bom dia”. Estive a ponto de desenvolver profundo complexo de rejeição. A família me tranquilizou: “Bom dia, com licença e obrigado são termos fora de moda”. Ora, como, então, vou chegar para uma vizinha que não me olha na cara e perguntar: “Para aonde vamos”? Corro o risco de levar uma sova do marido. Não tenho braços para bater, nem pernas para fugir.

Infelizmente, ficamos assim: cada um que vá com suas próprias rodas. E os incomodados com o trânsito que se mudem. Para a Índia.

orlando3Orlando Silveira

orlandosilveira@uol.com.br

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Carona solidária: estou fora dessa

  1. querido amigo, achei fantástico. Sabe, quando fico imaginando você fazendo Administração como seu pai queria, o quanto teríamos perdido; porque você nasceu para ser jornalista.
    Suas crônicas são muito esperadas e muito bem vindas. Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s