Mafalda que se cuide

— Ué, você já leu os jornais? – quis saber Mafalda, espantada com a rapidez com que o Velho Marinheiro traçara o noticiário do dia, justo ele que costumava perder praticamente a manhã toda lendo e relendo as folhas, recortando e arquivando páginas, fazendo anotações. Uma prática de décadas. Para quê? Ninguém sabe.

— Os jornais, não: o jornal! Venceu a assinatura dos outros dois. Não renovei. Quando vencer a assinatura do que restou, farei o mesmo. Estou farto de tanta bandalheira – resmungou nosso lobo do mar, visivelmente irritado. Os passarinhos morreram, restou apenas o coleirinha. Para forrar sua gaiola, a gazeta do bairro me basta.

— Perdeu o interesse pela leitura, meu Velho Marinheiro?

— Pela leitura, não. Perdi o interesse pelo Brasil, este país de frouxos e desavergonhados. O que se lê é só notícia de corrupção. Os safados saem do noticiário apenas quando morrem. E olhe lá! Porque, em geral, deixam herdeiros, que continuam roubando em seu nome. Poucos vão para a cadeia. E os que vão são os miúdos, os bagrinhos. Aqui, a lei tarda e falha, pior que trem de subúrbio. É um desconchavo. Só volto a ler jornais quando os políticos voltarem a fazer Política com “P” maiúsculo.

— Meu lobo: não se iluda. Essa gente não se emenda. O que você vai fazer com o tempo livre?

— Coisas mais úteis, Mafalda?

— O que, por exemplo?

— Vou passar o dia tomando umas lapadas, jogando conversa fora. E bolinando minha delícia – concluiu o velho marinheiro, dengoso que só.

 

orlando3Orlando Silveira

orlandosilveira@uol.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s