Pobre Ananias

Jornalista em fim de carreira, vivendo de bicos, Ananias é sujeito de hábitos prosaicos. Nem poderia ser diferente. Sempre trabalhou muito, sempre ganhou pouco. Seu único lazer, fora as leituras, é tomar um aperitivo em botecos populares. O dinheiro é curto. Mas não reclama, até gosta de conviver com pessoas simples, de não se desgarrar do mundo real. É seu lado repórter a desassossegá-lo. A desgraça é que, frequentemente, tem que mudar de boteco. E sempre pelas mesmas razões. Ninguém suporta ser motivo de chacota. Nem Ananias.

No início, os novos amigos lhe fazem festa. Apresentar-se como jornalista é coisa que costuma causar certo frisson na maioria das rodas. Mas, logo, logo, a admiração inicial, que beira a vassalagem, é substituída pelas gozações. É questão de semanas. A porta do inferno está aberta. É sempre assim.

“A” quer saber se ele já entrevistou Obama. “B” não se conforma que ele não tenha tido um encontro sequer com Fidel. Não adianta explicar que sua área é outra. “C” e “D” acham um absurdo que ele não saiba de cor e salteado os nomes dos mais de 5.000 municípios do país. “E” vai à loucura, quando ele admite não ter respostas para solucionar o trânsito de São Paulo nem para acabar com a corrupção no Brasil. E a coisa vai num crescer. Até que “X”, “Y” e “Z” lhe perguntam com a franqueza dos ignaros tocados pela uca: “Mas, que porra de jornalista é você? Onde comprou o diploma?”

Hora de mudar de boteco. Jornalista sofre. Ananias não foge à regra.

 

orlando3Orlando Silveira

orlandosilveira@uol.com.br

 

Anúncios

3 pensamentos sobre “Pobre Ananias

  1. Registrando aqui minha passagem, caro Orlando. Belíssima crônica como sempre… Ela mostra que a grande realidade do jornalismo brasileiro margeia as grandes bancadas dos telejornais e as importantes redações dos grandes jornais. Ainda bem que hoje o acesso às notícias está maior com o advento da internet. Mas é como diz a letra de um dos muitos frevos existentes aqui em Recife: Nós sofre, mas nós goza…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s