Urariano Mota fala da ‘urgência’ de ler Tolstói

Depoimento do escritor pernambucano Urariano Mota sobre Liev Tolstói (1828-1910) no dia de seu aniversário, 9 de setembro, no Diário de Pernambuco/Caderno Viver:

“A leitura de Tolstói é urgente, porque viraram moda o escracho, o medíocre, a ideia vulgar de que o respeito aos oprimidos é algo ‘politicamente correto’, ou que se pode zombar impune de minorias e pessoas discriminadas. Tolstói põe o dedo na ferida e nos mostra a cara feia ou digna da realidade. E com que arte, e com que aprofundamento de reflexão e revolta. O quanto ele sabe contar uma história em pessoas e personagens vivas.

Ele é um autor que nos enche as medidas, que nos alimenta e nutre numa carência insatisfeita- satisfeita contínua. Ler esse gênio da humanidade é como aprender o mundo num salto de conhecimento, e por alcançar esse ponto mais alto querermos outros saltos. Tolstói, para o artista que está dentro de todo homem, em todos os tempos, é um autor imprescindível, sem o qual seremos todos menores, menos homens humanos. Tolstói não brinca de fazer literatura. Nem põe a sua pessoa acima da maioria de todos os homens, fazendo poses de criador. Graciliano Ramos, mais de uma vez, afirmou que ‘Guerra e Paz’ era o maior romance da literatura mundial. E dizia mais, que nunca havia lido novela melhor que ‘A morte de Ivan Ilitich’.

Tolstói representa para a literatura o que Karl Marx representa para a filosofia. Não no sentido de que ele tenha escrito um romance equivalente a ‘O Capital’. Não é isso. Mas no sentido de que com ele se instala o desejo de transformar o mundo a partir da literatura. A fazer a transformação do mundo a partir dos seus livros.”

 

Urariano Mota - retrato2Urariano Mota

https://www.facebook.com/urarianomota

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s