Pecados capitais

Para surpresa de todos, em especial da mulher Mafalda e da neta Irene, o Velho Marinheiro passou os últimos dias calado, sem se meter em polêmicas, reflexivo que só. Falava nada além do indispensável, coisas do tipo “bom dia”, “boa noite”, “estou satisfeito, obrigado”. Passava horas e mais horas trancafiado no quartinho do fundo de sua casa, um misto de escritório e depósito de quinquilharias.

— O que anda acontecendo com você? Anda tão calado… Está doente? – quis saber Mafalda, na primeira brecha que encontrou.

— Ando, não. Quem anda com os nervos arruinados é Josué. Qualquer hora, ele explode – embora muito gorda seja sua mulher, Esmeralda. Está imensa. Do tamanho daquela da novela, talvez um pouco menos. Além de gorda, é geniosa.

O Velho Marinheiro, nosso Lobo do Mar, explicou a Mafalda as razões de seu quase “retiro espiritual”:

— Após muita reflexão, cheguei à conclusão de que a gula é a mãe de todos os pecados capitais e de muitos veniais também. Esmeralda está sempre com apetite de ontem, segundo Josué. Nada lhe sacia. Ela, dominada pela avareza, esconde guloseimas por toda parte, só pra não ter que dividir com filhos e netos. Por isso, não para de engordar. Já tentou todas as dietas, mas não tem firmeza para levá-las adiante. Desiste. E despeja sua ira em quem encontra pela frente, principalmente nos vendedores de legumes e produtos light. Josué, que é magro, também paga o pato. Chama o coitado de tudo que é nome, diz que por ela ele pode bater as botas. Passa o dia no sofá, dominada pela preguiça. E morre de inveja das mulheres magras, também alvo de sua ira medonha. Manda fazer “trabalhos” para que engordem também.

— Que coisa, meu velho, que coisa! – diz Mafalda, sem se descuidar de anotar num papelucho os pecados capitais citados pelo caçador de bicho de pé imaginário.

— Se não bastasse, ostenta um orgulho besta, porque falso. Diz que é gorda porque tem dinheiro para comprar comida até se empanzinar. O que, segundo ela, não deve acontecer na casa de suas amigas. O que sei é que Josué definha a olhos vistos.

— Ficou faltando um pecado capital!

— Qual?

Luxúria.

— Ela também o comete. Apesar da gula desmedida, é humana. Mas, nesse caso, só peca em pensamento. Certas coisas exigem um mínimo de mobilidade e fôlego. E isso ela não tem mais, se é que teve um dia.

 

orlando3Orlando Silveira

orlandosilveira@uol.com.br

Anúncios

6 pensamentos sobre “Pecados capitais

  1. Eu queria que a “preguiça” me dominasse, pelo menos eu teria certeza que não teria ânimo para realizar todos os outros!!! kkkkkkkkk
    Fantástico como sempre!
    Beijão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s