Coletivos culturais de Itaquera realizam Natal da Resistência

Diversos grupos de Itaquera e a comunidade do Conjunto José Bonifácio se reúnem no próximo domingo, 15, a partir das 14 horas, no Parque Raul Seixas, para realizar o Natal da Resistência. O evento, além de celebrar o encerramento anual das atividades de vários projetos socioculturais, busca ainda manifestar o apoio à permanência dos espaços do Instituto Reação Arte e Cultura e do Coletivo ALMA (Aliança Libertária Meio Ambiente), que desde o início de novembro vêm sendo ameaçados de despejo pela Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação), proprietária dos imóveis da Avenida Professor João Batista Conti, onde os grupos promovem ocupação cultural.

Contação de histórias no barração do Alma: ameaça de despejo (foto: Divulgação)

Contação de histórias no barracão do ALMA (foto: Divulgação)

O Instituto Reação e o Coletivo Alma há mais de dez anos desenvolvem projetos de fomento à cultura, educação e meio ambiente, tudo de forma gratuita para a comunidade, mas receberam uma notificação a partir da qual deveriam ter deixado o local no início deste mês.

Os grupos reivindicam a permanência em seus lugares atuais e a articulação entre as políticas públicas municipais, pois este ano a Conferência Municipal de Cultura aprovou propostas que prevêem a regularização dos equipamentos públicos ocupados e revitalizados por grupos culturais, além do incentivo à produção artística da periferia. Isso sem contar que diversos projetos financiados pelos órgãos públicos de cultura (municipal, estadual e federal) ocorrem nos espaços em questão.

O evento já tem confirmadas as presenças dos grupos Cia. Mapinguary, Pés de Moleque, Pombas Urbanas, Sucatas Ambulantes, grupo de terceira idade Amor Perfeito, das bandas Gricerina e Ossos de Marfim, dos cantores Samuel Porfírio, Maria Elvira e Viegas e do hip-hop da Batalha da 2. A galera sairá em cortejo do Parque Raul Seixas, com destino ao espaços culturais da Avenida Professor João Batista Conti, onde a programação cultural se estende até às 22 horas, com exposições, apresentações musicais e intervenções cênicas.

A comunidade estará reunida em celebração e luta pela continuidade dos projetos que cumprem a função social dos espaços, até então abandonados, e pela articulação entre as políticas públicas da cidade, lembrando que não é possível pensar em políticas públicas para a periferia sem considerar as necessidades sociais, educacionais e culturais da população.

Serviço

Natal da Resistência

Dia 15/12/2013, das 14h às 22h

Local: Saída do Parque Raul Seixas, com destino ao Reação Arte e Cultura e Barracão do ALMA, na Avenida Professor João Batista Conti, altura do número, 1445, Conjunto José Bonifácio.

Atividades gratuitas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s