Gírias do paulistano

Dois amigos conversam pela internet. Um está em São Paulo, outro em Natal (RN). “Está quente em São Paulo”, pergunta o internauta potiguar, já quase aturdido com tantas informações que ganham o noticiário nacional sobre o calor e a seca na capital paulista. “Muito, estou tomando uma ‘brêja’”, responde o paulistano, até que o outro pergunta “o que é ‘brêja’”, mostrando que não conhece a gíria do paulistano.

Assim como ‘brêja’, muitas outras palavras são típicas da cidade, e correm de boca em boca, ganhando variações conforme o estado de espírito de quem fala. A gíria é a linguagem das ruas, e não é à toa que suas expressões jocosas, metáforas e ideias subentendidas surjam em meios populares.

 ‘Brêaco’ – Imagem difusa ilustra gíria usada para descrever a embriaguez no ‘Dicionário de Paulistanês’ (Foto: Gregor909/stock.xchng)
‘Brêaco’ – Imagem difusa ilustra gíria usada para descrever a embriaguez no ‘Dicionário de Paulistanês’ (Foto: Gregor909/stock.xchng)

A gíria é um fenômeno do poder de transformação da linguagem, um testemunho de que a língua tem vida própria, mas também tem a ver com o processo de criação de identidade das classes populares, que têm no jogo de palavras um recurso para se destacar na cultura. Por isso, a malandragem é uma das fontes mais ricas da gíria.

Quem tiver curiosidade de conhecer mais sobre o universo da gíria na cidade pode acessar o ‘Dicionário de Paulistanês’, criado pela SPTuris, a empresa municipal de turismo, para prestar um serviço aos estrangeiros que vêm à cidade acompanhar os jogos da Copa. São 150 palavras, com áudio de pronúncia e tradução em inglês: http://www.cidadedesaopaulo.com/paulistanes/.

O site traz também exemplos de como a linguagem se transforma em dialetos na cidade, com expressões de regiões como Bom Retiro, Liberdade, rua 25 de Março e Pari, entre outras, e um guia gastronômico das comidas e suas respectivas palavras no dia a dia. Para o paulistano que visita o site, algumas informações surpreendem, pois as gírias estão tão incorporadas ao uso que passam despercebidas.

Anúncios

Um pensamento sobre “Gírias do paulistano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s