Ricardo Viveiros lança terceiro título infantojuvenil

Ilustração de Alexandre Rampazo no novo livro

Ilustração de Alexandre Rampazo no novo livro

O jornalista e escritor Ricardo Viveiros lança em 8 de junho, em São Paulo, seu terceiro livro infantojuvenil. Na obra “Como encontrar uma linda princesa” (Editora Gaivota, 32 págs, R$ 32,50) ele revela a força da menina que, gentil e delicada como toda garota deve ser, demonstra coragem para enfrentar um problema físico e lutar pela inclusão mesmo em um “reino perfeito”. As ilustrações são assinadas por Alexandre Rampazo.

Assim como em seus outros livros para o público infantojuvenil, Ricardo traz temas difíceis de serem tratados com os pequenos de forma alegre, sutil e poética. A obra, uma releitura pós-moderna dos contos de fada, tem como tema central a aceitação do “diferente”, retratado num pequeno “defeito” que faz da princesa especial.

E Ricardo mostra que é o próprio indivíduo quem deve se aceitar em primeiro lugar. Mas há outras questões relevantes; a superação do sexismo (seja ele machista ou feminista), por exemplo, aparece na divisão do reino na expectativa pelo sexo do bebê – bandeiras azuis, para os que queriam um menino, e rosas, para os que torciam por uma menina. E, no fim, a unidade é restabelecida quando uma linda princesa nasce, trazendo esperança para o povo.

A história reúne todos os elementos de um reino encantado: terra distante, justos governantes, povo feliz, um mago e uma bruxa em eterno confronto. “Além da luta entre o bem e o mal, o livro aborda a superação de um problema físico e o dilema de um casal de reis na preconceituosa torcida entre ter um menino ou uma menina”, comenta o autor.

O autor

Ricardo Viveiros nasceu no Rio de Janeiro em 1950, mas mora em São Paulo desde 1976. Sua infância foi de um típico garoto carioca, brincando na rua, andando de bicicleta, jogando bola, subindo em árvores e namorando. O gosto pelos estudos só era superado pelo encantamento por histórias lidas em livros ou ouvidas dos mais velhos, o que sedimentou o caminho para a carreira de jornalista e escritor. Viveiros trabalhou em jornais, revistas, rádios e TVs, e atuou ainda como ator, professor, diretor de museu, palestrante e produtor artístico. Escreveu 32 livros em vários gêneros, como: Poesia, Reportagem, Biografias, História, Arte, Crônicas além dos já citados infantojuvenis.

O ilustrador

Alexandre Rampazo é formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Atuou por muito tempo como diretor de arte para publicidade e também desenvolveu capas de livros e projetos editoriais. A partir de 2007, passou a se dedicar integralmente à ilustração e à literatura infantil. Rampazo abusa das pinceladas, texturas e colagens. Ele localiza na infância o despertar pelo gosto de desenhar, fazendo suas próprias histórias e as ilustrando. Aos poucos, o que começou como uma brincadeira com amigos ficou sério. Atualmente, ilustra livros próprios e de outros autores.

Depoimentos sobre Ricardo Viveiros

“É raro, entre muitos, os que – como você – conseguem prender a atenção do leitor.” Carlos Drummond de Andrade, jornalista e poeta.

“Sobre a minha mesa de trabalho, encontrei o livro ‘O Poeta e o Passarinho’, de Ricardo Viveiros, que minha mulher comprou ontem. Como é pequeno, tem letras grandes e muitas ilustrações, li-o em dois instantes, o tempo de fumar um cigarro na varandinha do apartamento. Fez um bem danado viajar com o passarinho do poeta. É um livro bonito, muito bem escrito e cuidadosamente editado, que nem faz lembrar a tragédia que o inspirou. É um livro destinado ao público infantojuvenil, também recomendado a crianças que ficaram grandes, mas não ficaram bobas. Fiquei tão tocado com o poema que não vou falar mais nada, prefiro que vocês o leiam. De volta à rotina da minha casa, o livro do Ricardo Viveiros me fez lembrar do sorriso dos meus netos. Não deixem de ler, vale a pena.” Ricardo Kotscho, jornalista e escritor.

Serviço
Lançamento do livro “Como encontrar uma linda princesa”, de Ricardo Viveiros, pela Editora Gaivota; data: 08 de junho de 2014; local: Livraria da Vila, Shopping JK Iguatemi – Haverá recreação para as crianças, com um príncipe e uma princesa; horário: das 15 às 18 horas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s