Os sinônimos do Velho Marinheiro

Romualdo Bastos estava mais impossível que nunca. O maior cruzadista de Vila Invernada de todos os tempos, talvez o único em todos os tempos, não disfarçava a satisfação de ter uma plateia numerosa e atenta, jogada a seus pés, babando de admiração por aquela vasta e inútil cultura.

Gabava-se de saber de cor e salteado os nomes de todos os técnicos e jogadores das 32 seleções que disputam no Brasil a 20ª Copa do Mundo de futebol. Sabia mais: as datas e horários de todos os jogos, os nomes e nacionalidades de todos os árbitros, bem como a escalação de cada uma das equipes que conquistaram a taça por 19 vezes. Também era de seu conhecimento os principais artilheiros de cada certame.

Grande Romualdo. Romualdo imbatível.

Animado pelos aplausos e olhares de admiração, Romualdo disse em alto e bom som que a Copa, para ele, “sob o aspecto cultural”, já era página virada em seu folhetim, que agora estava concentrado nas eleições de outubro, que estava a gravar os nomes dos 32 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral e das dezenas de legendas com registro provisório, mais ainda a data de fundação e nome de seus respectivos presidentes.

O Velho Marinheiro, então, resolveu lhe fazer uma pergunta:

— Seu Romualdo, eu conheço bem essa sua obsessão por decorar bobagens. Gostaria que o senhor me respondesse uma coisa, ou melhor, duas: (1) quanto de grana cada agremiação leva, por ano, do fundo partidário e (2) qual o tempo que cada uma dispõe no horário eleitoral gratuito?

Ante o silêncio do cruzadista, o Velho Marinheiro não deixou por menos:

— Estou vendo que o senhor não fez direito a lição de casa. Está fraco. Só para não perder viagem, gostaria de lhe fazer outra pergunta: quantos sinônimos o senhor sabe de “cona”?

— Eu conheço uns 50 – balbuciou Romualdo Bastos.

— Pois eu tenho na ponta da língua mais de 100. Até logo. Boa tarde a todos.

 

Orlando Silveira orlandosilveira@uol.com.brorlando3

Blog: http://orlandosilveira1956.blogspot.com.br/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s