Baú de miudezas

NA CASA DO PAI

Na casa da mãe e do pai, sempre foi tudo muito suado. O pai trabalhava dobrado; a mãe economizava em dobro. Dava para o gasto. Comida nunca nos faltou. A mãe era especialista em picadinho e em omelete também. O “vício” do pai era comprar livros e mais livros, que a vista curta já não lhe permite ler. A mãe se foi. Que lástima.

RELÓGIO SUÍÇO

Naquela casa, tudo funcionava a contento. Impossível encontrar objetos fora de lugar. Havia horário para tudo – para o café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, cear. Havia hora certa para acordar, dormir, tirar cochilo, tomar banho e remédios. Só não havia hora certa para brincar, sorrir. Desnecessário.

Ali, era impossível encontrar um contente.

BIBLIOTECA

Numa família de analfabetos, orgulhosos da ignorância longamente cultivada, o pai fez história. Foi ridicularizado. Dava de ombros. Gastar dinheiro com livros? Isso é coisa pra gente rica, pra quem tem dinheiro sobrando, diziam. Ao longo da vida, apesar do dinheiro miúdo, o pai comprou muitos exemplares, uns três mil, talvez. Leu bastante. Suas preferências literárias não batem com as minhas. Que importa? Visões diferentes de mundo. Com seu exemplo, ele ajudou os netos a gostar de ler e estudar sempre. Trabalho de Hércules.

A propósito, há quem nos pergunte:

— O que vão fazer com essa tralha toda, quando ele morrer?

DIVÓRCIO “AMIGÁVEL”

— Querido, agora que oficializamos nossa separação, quero lhe dizer algo: torço para que você seja profundamente infeliz com sua nova companheira.

— Meu bem, a recíproca é verdadeira.

 

Orlando Silveira orlandosilveira@uol.com.brorlando3

Blog: http://orlandosilveira1956.blogspot.com.br/

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s