Espetáculo infantojuvenil de dança narra a experiência da descoberta do corpo

Por Mauro Fernando

(Do Rotunda)

maurofmello@yahoo.com.br

 

Artistas da Cia. de Danças de Diadema simulam ‘mãozinha’ que explora as partes do corpo: construção de identidade (foto: Silvia Machado)

Artistas da Cia. de Danças de Diadema simulam ‘mãozinha’ que explora o corpo (foto: Silvia Machado)

A experiência da descoberta do próprio corpo, o reconhecimento de diferenças e a busca da identidade. É o que Carolini Piovani, Daniele Santos, Dayana Brito, Jean Valber, Rafael Abreu, Samira Marana, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves – o elenco da Cia. de Danças de Diadema – mostram a partir de amanhã (dia 25). A Mão do Meio (Sinfonia Lúdica) estreia no Sesc Anchieta, em São Paulo – Michael Bugdahn e Denise Nomura assinam concepção e coreografia. Ana Bottosso responde pela direção geral. O espetáculo é voltado ao público infantojuvenil.

A protagonista da montagem, de acordo com Ana, é “uma ‘mãozinha’ muito curiosa, que não é nem a direita nem a esquerda, mas a Mão do Meio”. “O espetáculo mostra a trajetória dessa ‘mãozinha’ que acaba de nascer e sai em busca de conhecer outras partes do corpo e de colecionar muitos gestos.” Há uma narrativa por meio da dança? “Sim, pela dança dos gestos dessa mãozinha e das partes do corpo e também por intermédio de um texto, em off, que transita por toda a obra.”

A cenografia, conta a diretora, foi elaborada por Bugdahn e Denise para atender a narrativa da peça. “Há em cena um miniteatro de bonecos. O cenário ainda leva cubos de cores diversas, que se contrapõem ao figurino, todo preto. Essa base em preto também tem a função de gerar neutralidade, para que outros acessórios, na cor branca, se somem ao longo da peça, valorizem o momento da história vivido pela ‘mãozinha’ e enfatizem as partes do corpo que atuam com a protagonista.”

No final da obra, explica Ana, “as partes do corpo e os objetos tomam vida de forma mágica”. Essa magia, observa, não significa que A Mão do Meio (Sinfonia Lúdica) se escora no ilusionismo, no espetaculoso, em detrimento do conteúdo. “Quanto aos efeitos do teatro negro – a utilização de luzes negras a destacar elementos que adquirem fluorescência –, eles aparecem nos minutos finais da obra, e estão lá a serviço do que aquele conteúdo quer transmitir. O trabalho aposta na simplicidade da comunicação que pode vir, sim, carregada de expressividade e sentimento.”

O que diferencia, esteticamente, uma produção vinculada ao público adulto de uma dirigida para o infantojuvenil? “Pode haver inúmeras diferenças inseridas no figurino, no cenário, na trilha, na movimentação, entre outros elementos que compõem a cena”, responde a diretora. “Há uma paleta infinita de cores, formas, objetos, mas o mais importante é o compromisso com o universo infantil, com a magia, com a permanência da crença na capacidade de sonhar e criar que a criança tem por natureza.”

A Mão do Meio (Sinfonia Lúdica) é a segunda montagem da companhia voltada para o público infantojuvenil. Trata-se de um bom filão mercadológico? “Quando pensamos e decidimos por uma criação, tentamos ouvir nossos anseios, no que diz respeito mais aos aspectos artísticos, estéticos e desafiadores do que à tendência do mercado”, afirma Ana. “O sucesso de uma obra se deve mais à verdadeira entrega em que todos estão mergulhados, à real dedicação que se deposita na obra e, obviamente, à capacidade expressiva de quem a concebe e quem a executa.”

SERVIÇO

A MÃO DO MEIO (SINFONIA LÚDICA). Concepção e coreografia de Michael Bugdahn e Denise Namura. Ideia original, texto e dramaturgia de Michael Bugdahn. Direção geral de Ana Botosso. Com a Cia. de Danças de Diadema. No Sesc Anchieta. Rua Doutor Vila Nova, 245, São Paulo, SP. Fone (11) 3234-3000. Sábados, às 11h. Até 15/11. R$ 1,60 a R$ 8. Recomendação: 6 anos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s