Revelações

Parque Shangai em 1958 (foto: divulgação)

Parque Shangai em 1958 (foto: divulgação)

Sabiá, menina de tudo, ia ao Parque Shangai; eu também ia. Íamos quando o dinheiro dos pais dava para nos levar. Íamos pouco. Muito aquém de nossos desejos. Quase sempre não dava para ir. Além do ingresso, sempre havia uma despesinha extra. Sabem como é? Crianças são gulosas, ainda mais se forem gorduchas (sempre fomos, Sabiá e eu), acham que orçamento apertado dos pais é maldição do FMI, coisa medonha de neoliberais. Não é. É falta de grana mesmo.

Nunca encontrei Sabiá no Shangai.  Azar meu. Sorte dela?

Ela era chique. Ia, com Mami, Papi e seus irmãos de Rural Willis. Papi, temerário ao volante, era um querido – embora janista, era adepto da tese “fé em Deus e pé na tábua”, do Adhemar de Barros, rival ferrenho do homem da vassoura. Grande sogro, do tamanho da força e coração da Mami.

Eu ia com mãe, pai e irmã – de ônibus –, no começo. Depois melhorou muito.

O pai, esforçado que só, a mãe economizando até não mais poder, nós melhoramos de vida, compraram geladeira, batedeira e automóvel: Aero Willis branco, de banco bordô. Quando havia ovos e farinha, era bolo todo sábado. Bolo de cenoura virou moda na família. Não tenho dúvidas de que, à época, a cenoura estava sendo vendida na bacia das almas. Além do bolo, era tudo feito com cenoura: patês, purês, croquetes. Odeio, até hoje, cenoura.

Nunca nos encontramos por lá, Sabiá e eu, no Shangai. Nem na afamada Pirani, loja de grande sucesso, entre pobres e remediados da zona Leste de São Paulo, no século III A.C. Mas foi ali que o amor teceu suas teias. Fotos comprovam que estivemos por lá, posando para o lambe-lambe: tocando sanfona, dois sanfoneiros, Sabiá e eu.

Faz tempo.

Até hoje, décadas depois, dançamos um miudinho. É tão bom.

Orlando Silveira orlandosilveira@uol.com.brorlando3

Blog: http://orlandosilveira1956.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s